sexta-feira, 8 de maio de 2015

O regresso da volta

Para a R., pelo segredo do pôr-do-sol

Lá longe, em Portugal o Fausto canta,

"O barco vai de saída
Adeus ao cais de Alfama
Se agora ou de partida
Levo-te comigo ó cana verde
Lembra-te de mim ó meu amor
Lembra-te de mim nesta aventura
P'ra lá da loucura
P'ra lá do Equador"

Se as minhas cordas vocais estivessem treinadas poderia cantar,

O Armas vai de saída
Adeus ao cais de Sant'Antão
Se agora vou de partida
Levo-te comigo ó terra verde
Lembra-te de mim neste calor
Lembra-te de mim nesta aventura
P'ra lá da loucura
P'ra lá do Equador



O regresso foi aconteceu numa conversa de olhos fechados porque o mar balançava dentro de mim.
Os minutos das horas passaram no balançar das ondas, que não quis ver e assim continuaram ao longo do dia já em terra.
Primeiro pensei que me faltava um café, procurei o café Mindelo entre as casas do Porto.




Abracei um amigo que vinha de assistir a um "teatro" da política local, puxei a mala entre as pedras da calçada até sua casa e enchi os olhos e a barriga, ainda em turbulência, no espaço da Alliance Française.



Procurei a casa da Cesária Évora no guia e nas palavras de quem passava na rua. Cheguei.
Inverti a marcha em busca de uma lembrança, para levar na minha mala. Procurei um mundo virtual e bebi um café.
A tarde já caia e trazia com ela a promessa de um pôr-do-sol em João Ribeiro, entre escombros e um canhão antigo.


























Era noite, era hora de voltar ao aeroporto, parar na Praia e seguir para o Fogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário